7 de mar. de 2008

Dicas de livros da semana


Livro de cabeceira:

Carême: Cozinheiro dos Reis



Essa saborosa biografia conta a fantástica história da vida de Antonin Carême - conhecido como o cozinheiro dos reis e o rei dos cozinheiros. De órfão abandonado nas ruas de Paris, Carême tornou-se o chef preferido da nobreza do século XIX, servindo de Napoleão aos czares da Rússia. Sua fama correu a Europa, e suas criações são hoje clássicos indispensáveis da gastronomia internacional. Ricamente ilustrado, o livro traz também uma seleção de receitas que dão ao leitor a chance de provar os sabores e aromas das mesas reais e um pequeno glossário de termos da culinária francesa. Ian Kelly ­- escritor, ator e chef autodidata - transformou a biografia em peça e encenou-a com grande sucesso na Inglaterra e na off-Broadway.


Para fãs de Franz Ferdinand:

Mordidas Sonoras: uma Turnê Gastronômica com Franz Ferdinand




Sob o título de Sound Bites, a coluna de Kapranos tratava de gastronomia, mas com um ar mais despojado que os rígidos críticos culinários mais típicos dos jornais - o prórpio Kapranos se auto-definia como um ´´gastro-aventureiro, ou algo assim´´. Seus textos concisos, cheios de impressões quase poéticas e bom humor, transformaram-se em livro em 2006. Mordidas Sonoras, traz material inédito e boa parte das colunas do Guardian - que coincidiu com a turnê mundial do Franz Ferdinand, entre 2005 e 2006.

Em duas voltas e meia pelo mundo, Kapranos traz impressões alimentares de sua infância, histórias do seu trabalho nas cozinhas de Glasgow, aventuras ninja (com direito a sashimi de fugu - o venenoso baiacu) no Japão, restaurantes fechados aos domingos na França, comida iraniana no Canadá, sorvete de milho verde no Brasil, testículos de boi na Argentina. Num mix de sabores, sons, cheiros e impressões visuais, Kapranos encarna, ao mesmo tempo, o rockstar tranqüilo, o turista acidental e o aventureiro gastronômico, fazendo de Mordidas Sonoras (ilustrado por Andy Knowles, tecladista do Franz Ferdinand) um deleite para o fã de música pop, o leitor de livros de viagem ou o fã de culinária exótca.



Leitura indispensável para quem
pensa em seguir no ramo da gastronomia:

Conselhos a um jovem chef - Daniel Boulud



Ah, se não me pedissem esta orelha! Gosto do Boulud, da sua comida, da cara, do jeito, dos restaurantes. E sentiria o coração pequeno ao saber que existe, espelho meu, uma fã mais ardorosa do que eu! Minha visão do que era um chef mudou ao conhecer Boulud, em Nova York. Nem é preciso falar muito da comida, que, para mim, continua sendo a mais equilibrada, sem modismos, inspirada e técnica, saborosa e inteligente. Marquei hora aqui em São Paulo por meio do nosso Laurent. E fui recebida comme il faut, o chef vindo à mesa, autografando livro, sendo gentil. Voltei várias vezes, uma com meus netos: um comilão e uma inapetente. E como criança pequena não sabe aproveitar um chef tantas estrelas, nem chef com estrela alguma, logo o Boulud ofereceu o menu infantil. Optamos por um prato só, era melhor não desperdiçar tanta técnica e criatividade com eles. Mas foi um arraso, comportaramse como adultos, comeram o primeiro prato, pediram um segundo, ficaram para lá de sérios na sobremesa, tudo comida simples, bife, batata frita, macarraõzinho ao sugo, coquetel Shirley Temple, a perfeição, jamais esquecida.

Depois nos convidou a visitar a cozinha, que, naquele tempo, era pequena, com o Payard num canto de um metro e meio, se tanto, fazendo as sobremesas. Conversa
boa, ele, Daniel, andava pelo corredor e prestava atenção no mundo. Entremeava uma história com um olhar para o garçom que deveria retirar os cinzeiros, pedia licença e ia lá fora tirar o carro de um cliente ameaçado por uma jamanta, passava a mão na cabeça das crianças e olhava de esguelha o prato da cantora de ópera Montserrat Caballé. (Acho que tinha que ser bem cheio.)

Agora, neste pequeno livro, ele nos conta a grande façanha de como ser um dos melhores chefs do mundo com a mesma simplicidade e honestidade com que cozinha.
Vamos aprender com ele.- (Nina Horta)

0 comentários: