10 de mar. de 2008

Utilizações para um termocirculador de água [ brotos de 'brown rice' ]



Li hoje um artigo interessantíssimo sobre germinação de "brown rice" em um termocirculador de água (aqueles utilizados para sous vide). Fiquei na dúvida se a tradução correta de "brown rice" é arroz integral então se alguém souber dê um grito.
O GBR (germinated brown rice) é consumido há milhares de anos, porém só foi chamado ou assim "descoberto" em 2004 em uma pesquisa realizada pelo 'the United Nation's Year of Rice'.
Após esta re-descoberta, houve um tremendo boom na procura, estudos e inclusive desenvolvimento de máquinas para germinar o bendito grão.

O artigo questiona o porque de simplesmente não se comprar uma "máquina de germinação" ao invés de se fazer em casa. O autor explica que o GBR é feito colocando o arroz de molho em água morna por até 3 dias. As máquinas disponíveis no mercado possuem ciclos de apenas 2 a 3 horas.
Provavelmente este pequeno processo já ajuda, mas a maioria das pessoas concorda que aquele ciclo não é longo o suficiente para germinar propriamente os grãos.

Atualmente este tipo de arroz é vendido por muitas empresas no Japão, o preço assusta: 1000 a 2500 ienes por quilo (cerca de 17 a 42 reais/kg). Nos Estados Unidos, encontram-se porções (1-cup) por $3, muito salgado também...

A graaaande vantagem desse arroz só é vista pelo microscópio, o GBR possui o dobro de aminoácido GABA (acido gama amino butirico) do que o grão comum e dez vezes mais do que o arroz branco, são 6 a 40mg de GABA a cada 100 gramas de arroz. O GABA é um complexo de aminoácidos que
promovem a inibição da transmissão de estímulos excitatórios para o cérebro. Inibição de excitatórios? Parece perigoso mas não é, os estudos demonstram que o GABA promove a redução de gordura por estimular a produção do hormônio de crescimento; aumenta o ciclo de sono resultando em um descanso mais profundo; dá um "boost" ao sistema imunológico; baixa a pressão arterial; inibe o desenvolvimento de células cancerígenas; ajuda no tratamento de distúrbios de ansiedade.

A utilização do termocirculador de água neste caso é para manter a água ao redor dos 37~38°C, a água é trocada cerca de 4 a 6 vezes ao dia durante 3 dias. No final deste processo o arroz é cozido normalmente, há quem pule esta etapa e consuma o arroz in natura.

É recomendável o cozimento do arroz, visto que a água pode estragar caso você nao a troque periodicamente ou a temperatura fuja do controle. Fique atento, ao sinal de bolhas ou espuma sobre o seu GBR, jogue-o fora, comece novamente ou tente ciclos mais curtos.

A grande jogada do GBR é realizar a germinação em uma infusão de chá verde, a teoria diz que o chá verde possui uma pressão osmótica maior e ainda inibe o proliferamento de bactérias (podendo utilizar a infusão por até 16 horas sem efetuar a troca), preservando assim os níveis de GABA até três vezes mais que o processo normal!

Esta teoria realmente faz sentido, pois no Japão os restos de chá verde são utilizados como adubos orgânicos e nada melhor do que um belo chá verde (rico em polifenóis, antioxidantes e outras coisas boas) para regar um futuro broto, não?

Agora para germinar seu próprio GBR siga o link abaixo e divirta-se.
(Artigo em inglês)
http://www.instructables.com/id/E9EY7PBNIHEY95WCMV/


2 comentários:

Chester disse...

HapiBlogging to you my friend! Have a nice day!

Anônimo disse...

hello... hapi blogging... have a nice day! just visiting here....