10 de out. de 2007

Menrui (Noodles)














Os noodles no Japão possuem uma vasta história e, apesar de não estarem presentes na culinária formal japonesa, eles são mais consumidos do que qualquer outro prato no país. Pode-se dizer que são a fast-food nipônica: fáceis, baratos e gostosos. São divididos em duas categorias: os feitos a partir de trigo sarraceno (ex.: soba) e à base de trigo comum (ex.: udon). Por serem finos e longos, os noodles simbolizam longevidade, pois lembram barbas e cabelos brancos dos deuses da longa vida.
A palavra ‘soba’ possui um homônimo de significado “perto”. Assim, há o costume de japoneses que se mudam para uma nova casa presentearem os novos vizinhos com ‘soba’ ou ‘hikkoshi soba’, que significa “nos mudamos para perto de você”! E, simbolicamente, na véspera do ano novo, a família come “toshi-koshi soba” - “o ano está passando”.
A dica é consumir os noodles de acordo com a temperatura ambiente: “hiyamugi” (fios finos) são servidos frios em dias quentes; soba e udon podem ser servidos das duas maneiras, acompanhados de consommés a base de hana-katsuo, legumes, konnyaku, tofu e cogumelos.
No Japão, comer noodles silenciosamente pode significar que a pessoa não está satisfeita com a refeição, portanto, na dúvida, faça barulho!

0 comentários: